sábado, 6 de fevereiro de 2010

Do blog do Alberto Guzik

Genial Antunes Filho


Texto publicado no blog "os dias e as horas" no dia 16/01/2010

Fui ontem finalmente ver "A Falecida Vapt Vupt", que Nelson Rodrigues escreveu e Antunes Filho dirigiu. Que eu saiba, esse é o terceiro encontro de Antunes com o texto de Nelson. O primeiro foi há 45 anos, em 1965, numa montagem para a Escola de Arte Dramática que gerou muita polêmica, e da qual eu participei. A segunda foi os anos 80, como parte de "Paraíso Zona Norte". E a terceira é esta, que estreou ano passado e está novamente em cartaz no teatrinho do CPT, no sétimo andar do Sesc Consolação. E o que posso dizer é que Antunes fez uma "Falecida" magnífica, ambientada em um boteco brasileiro. A montagem me fez pensar muito. Estou impressionado com a qualidade do elenco, com as ousadias do diretor no sentido de simplificar a narrativa, de torná-la menos hierática, sem perder nunca a carga trágica e grotesca. Vou escrever mais a respeito desta "Falecida". Porque preciso registrar como sinto as três "Falecidas" antunianas que tive o privilégio de fazer ou de ver. De qualquer forma, aqui já fica a recomendação: não percam essa "Falecida Vapt Vupt". É um trabalho de intensidade, coesão e talento excepcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário